Escreva um currículo em 15 minutos
Nossa coleção gratuita de modelos de carta de apresentação habilmente projetados ajudará você a se destacar da multidão e um passo mais perto do emprego dos seus sonhos.
Os INFJS possuem uma combinacao especial de idealismo, dedicacao e empatia. Sao movidos por um forter desejo de mudar o mundo para melhor, quer seja a ajudar o seu vizinho ou a causar um impacto maior. Ha muitas formas de fazer a diferenca so que nem todas estarao alinahadas com os valores de um INFJ.
Se esta é a tua personalidade e procuras uma resposta sobre que caminho profissional escolher, estás no sítio certo! Vamos apresentar-te as melhores e piores profissões para um INFJ e dar-te dicas para alcançares sucesso na tua carreira.
13 melhores profissões para qualquer INFJ
Um INFJ prefere acima de tudo uma carreira que se alinhe com os seus valores pessoais, enquanto o permite fazer alguma diferença no mundo. Dos 16 tipos psicológicos do sistema MBTI, os INFJs são os que ganham, em média, menos dinheiro a nível profissional.
Isto porque escolhem com o coração, ou seja, dão mais valor à realização profissional e acabam por sentir-se mais felizes em profissões nas áreas de educação, apoio social e saúde. Estas costumam ser boas opções, mas há também espaço para escolherem papéis mais criativos e até no meio dos negócios.
1. Psicólogo Clínico
A famosa capacidade de ouvir e compreender os outros faz de um INFJ o terapeuta ideal. Graças a uma habilidade natural de planeamento, esta personalidade é capaz de desenvolver tratamentos para ajudar os seus pacientes.
2. Assistente Social
O trabalho de assistência social passa por ajudar diretamente pessoas e famílias em situações complicadas. Nesta profissão, a empatia natural dos INFJs é um grande trunfo que pode ser usado para o bem dos outros.
3. Professor do Ensino Básico
Ensinar crianças e acompanhar o crescimento dela é uma das profissões mais gratificantes para um INFJ. Nesta área, é possível criar laços com os alunos, formá-los e ver, na prática, um impacto positivo no mundo.
4. Escritor
Os INFJs costumam interessar-se pelas relações humanas e pelo mundo. Tendem para a reflexão e o desejo de expressar as suas ideias. Mas, com uma natureza mais introvertida, acabam por ser melhores comunicadores na forma de escrita.
5. Gestor de Recursos Humanos
Como INFJ, também podes encontrar um propósito no mundo empresarial a ajudar a tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo e acolhedor para os trabalhadores, bem como a mediar conflitos com a tua incrível sensibilidade.
6. Designer Gráfico
O pensamento mais abstrato do INFJ torna-te, potencialmente, um designer com grande capacidade de comunicar ideias de forma diferente. Esta é uma ótima carreira para se explorar a criatividade, que muitas vezes fica escondida nesta personalidade.
7. Formador
Os formadores partilham conhecimentos e apoiam o desenvolvimento de outras pessoas, normalmente adultos. Um pouco como um professor, poderás usar a tua capacidade de compreender os outros para ensinar algo e criar impacto.
8. Sociólogo
A curiosidade pelo comportamento humano e o desejo por mais justiça social fazem do INFJ um excelente candidato para a sociologia. Esta personalidade acaba por ter a vantagem da empatia e espírito analítico no trabalho de pesquisa e aconselhamento.
9. Médico de família
Mais do que outra especialidade, a medicina familiar oferece a um INFJ a possibilidade de construir relações duradouras com os pacientes, enquanto cuida deles. A empatia e sensibilidade na interação com os outros são dois grandes pontos fortes.
10. Fisioterapeuta
Como fisioterapeuta, um INFJ recorre à sua empatia para apoiar diretamente na recuperação física dos seus pacientes. Esta profissão permite uma interação um a um (uma preferência do INFJ), enquanto trabalha em harmonia com o outro para um objetivo muito claro.
11. Nutricionista
Esta profissão é daquelas que permite ver a diferença e resultados rapidamente, algo que os INFJs apreciam. Além da componente científica, podes orientar cada pessoa com o teu toque empático, ajudando-as a adotar hábitos alimentares mais saudáveis.
12. Designer de Interiores
É uma profissão criativa e que, ao mesmo tempo, tem um impacto direto na vida das pessoas. Com um sentido de estética apurado e capacidade de perceber bem os desejos dos clientes, um INFJ pode destacar-se a transformar espaços em ambientes que refletem o estilo e as emoções dos clientes.
13. Psiquiatra
Nesta carreira, um INFJ terá o prazer de explorar a fundo a psique humana, tentando compreender as necessidades de cada pessoa a fundo. Esta personalidade permite-te ver além da superfície e fazer uma análise profunda dos problemas mentais, de modo a ajudar os pacientes significativamente.
7 piores empregos para um INFJ
São várias as carreiras que não consideramos ideais para um INFJ. Abaixo apresentamos uma seleção das profissões menos populares entre este tipo de personalidade.
1. Operador de Call Center
A constante interação com pessoas ao telefone e a pressão para atingir metas de vendas são grandes fontes de stress para um INFJ.
2. Gestor de Negócios Imobiliários
Para ser bem-sucedido nesta carreira, é preciso adotar uma postura competitiva e estar pronto negociações duras, coisas que são bastante desconfortáveis para os INFJs.
3. Programador
Um programador passa muitas horas de trabalho isolado, o que poderá desmotivar um INFJ. Mesmo sendo uma personalidade introvertida, precisa de um trabalho com alguma interação humana.
4. Polícia
Um polícia tem de lidar diretamente com situações de confronto em ambientes de alta pressão, o que é bastante stressante para os INFJs. Para eles é preferível resolver conflitos através do diálogo e empatia.
5. Militar
Uma hierarquia rígida e falta de autonomia podem ser muito limitantes para um INFJ, que valoriza a liberdade de pensamento e não gosta de ambientes de alta pressão e confronto.
6. Cozinheiro
A cozinha nem sempre é o lugar ideal para um INFJ. Por muito que seja uma profissão onde se pode ser criativo, é também uma carreira stressante, muito intensa, de constante multi-tasking e longos horários.
7. Gestor de Vendas
Os gestores de vendas devem ser muito competitivos para atingir as suas metas de vendas. É uma profissão que pode levar ao esgotamento de um INFJ.
A personalidade INFJ valoriza muito o seu bem-estar e, por isso, não lida tão bem com profissões como estas, isto é, que não se alinham com os seus valores morais, implicam um trabalho solitário, trazem constante pressão e geram muito stress. É importante teres noção disto antes de escolher um caminho profissional, mas também deves estar preparado para a entrevista de emprego, conhecendo as perguntas mais comuns e os erros a evitar na conversa.
Dicas para um INFJ atingir sucesso profissional
Com as dicas dos nossos especialistas, qualquer INFJ será capaz de tirar o máximo partido das suas grandes qualidades e melhorar as suas fraquezas.
Dica 1: Escolhe uma carreira alinhada com os teus valores
O sucesso de um INFJ começa pelo sentimento de realização profissional. Portanto, primeiro que tudo, é importante escolher uma profissão em que sintam que, de alguma forma, estão a ter um impacto social positivo.
Dica 2: Define limites e cumpre-os
Os INFJs têm tendência a assumir tarefas adicionais para ajudar a equipa. É muito importante definir bem os limites sobre o trabalho que estás disposto a aceitar e, igualmente importante, comunicar isso com clareza aos colegas e superiores.
Dica 3: Ajusta o teu perfeccionismo à realidade
Os INFJs costumam elevar a fasquia, buscando a perfeição em tudo o que fazem. Concentra-te em fazer progressos e terminar tarefas. Nos projetos importantes, aí sim, podes usar o teu perfeccionismo, mas mantendo o fluxo de trabalho.
Dica 4: Encontra o equilíbrio entre idealismo e praticidade
As ideias de um INFJ muitas vezes esbarram nos limites da sua execução. Sempre que tiveres uma ideia inovadora, cria um plano realista para a implementar e partilha-o com outros. Este equilíbrio entre ideia e realidade vai ajudar-te.
Dica 5: Pratica tomar mais decisões rápidas
Não fiques paralisado no “modo análise", uma fraqueza da personalidade INFJ. Em vez de analisar todas as opções ao pormenor, define critérios que te vão ajudar a decidir rapidamente e avançar sem receios. Estabelecer prazos também ajuda.
Conclusão
A personalidade INFJ vê o sucesso profissional como algo muito maior do que alcançar metas e receber aumentos. Para o verdadeiro INFJ, o mais importante é ter uma carreira onde possam sentir que estão a mudar o mundo, quer seja o seu bairro ou a uma escala muito maior. Profissões como psicólogo clínico, assistente social, professor e nutricionista são alguns dos exemplos de áreas com um impacto social positivo.
Com um propósito bem definido e boas estratégias para lidar com os desafios, os INFJs são capazes de construir carreiras gratificantes e sustentáveis, que respeitem a sua essência e permitam realmente fazer a diferença.