Modelos de Cartas de Apresentação

A carta de apresentação é a melhor forma de reforçar o seu currículo, cativar gestores de recursos humanos e começar a receber chamadas para entrevistas.

 

lettre de motivation

Um currículo por si só não é suficiente para convencer o gestor de recursos humanos a contratá-lo. Uma carta de apresentação desempenha um papel fundamental nas candidaturas, pelo que terá de incluir uma, se quiser que a sua candidatura se destaque.

Um currículo por si só não é suficiente para convencer o gestor de recursos humanos a contratá-lo. Uma carta de apresentação desempenha um papel fundamental nas candidaturas, pelo que terá de incluir uma, se quiser que a sua candidatura se destaque.

Existem muitos candidatos como você. Podem ter competências, experiências, educação e conquistas semelhantes. A maioria dos candidatos não tem a oportunidade de falar com os recrutadores, antes de uma entrevista. Por isso, é importante que cause uma boa primeira impressão. Pode consegui-lo, escrevendo uma boa carta de apresentação.

A sua carta de apresentação deve ser, ao mesmo tempo, profissional e interessante. Não aborreça o gestor de recursos humanos com a uma carta muito longa. Consiga a sua atenção, desde o início, da sua carta de apresentação e prenda a sua atenção até ao fim. Convença-os que têm de ver o seu currículo e ligar-lhe para uma entrevista. Deixe a sua personalidade brilhar.

Apenas tem de garantir que a sua carta de apresentação é uma resposta à descrição do anúncio de emprego. Deve servir de apoio ao seu currículo. A sua carta deve convencer o empregador a ligar-lhe para uma entrevista.

Os Nossos Designs

Recomendamos que veja os designs dos Modelos que preparamos. Descubra aquele que mais se adequa ao seu perfil.

4 Exemplos de Cartas de Apresentação

Quais são os diferentes tipos de cartas de apresentação? Deixo-vos mostrar-lhe 4 tipos de carta de apresentação que preparamos para si, porque a abordagem pode mudar dependendo das circunstâncias do candidato.

Um estudante sem experiência não pode ter a mesma abordagem na carta de apresentação que uma pessoa com uma carreira de 7 anos. A mensagem tem de se adaptar ao perfil.

Aqui estão alguns exemplos de cartas de apresentação para diferentes perfis.

1. Carta de apresentação de um estudante universitário


Marvin Lopez
Estudante de Design Gráfico
marvinlopez@outlook.com
+1-123-123-1234
Portfolio: marvinlopezartwork.com

Para:
Regina Heart
Gestor de Recrutamento
ABC Digital Design Co.

Orlando, FL

20 de Julho, 2021

Cara Regina Duarte,

Eu sou o Marvin Lopez, um estudante de design gráfico da Universidade de Belas Artes em Orlando, turma de 2021.

Estou a escrever-lhe para expressar o meu interesse em juntar-me ao programa de estágio da Empresa de Design Digital. Tenho o trabalho da empresa há anos. Muitas vezes, os seus projetos foram a minha inspiração para continuar a minha licenciatura em design gráfico.

As minhas especialidades incluem a criação de um logo, design de posters, e design de embalagens. As ferramentas que uso incluem o Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, CorelDRAW e muitas outras. Participei em muitas competições artísticas na Universidade e recentemente ganhei o primeiro prémio para o melhor Design de Newsletter Empresarial em 2021.

Seria uma honra para mim ter a oportunidade de saber em primeira mão por parte da vossa equipa de design gráfico que posso ser útil para a vossa empresa.

Obrigada pelo tempo dispensado a ler a minha candidatura. Teria todo o prazer em reunir-me convosco para discutir os passos que já deixei nesta profissão.

Atentamente,

Marvin Lopez

2. Carta de Apresentação para Gestor


Celine Frank
Gestor de Vendas
celinefrank@outlook.com
+1-123-123-1234
LinkedIn: Celine Frank

Para:
Frances Cruz
Gestor de Recrutamento
XYZ Automobile
Sacramento, CA

20 de Julho, 2021

Miss Frances Cruz:

E sou a Celine Frank, uma gestor de vendas de automóveis com mais de 7 anos de experiência. Esta carta expressa o meu interesse em ser parte do departamento de vendas da XYZ enquanto gestora de vendas.

Fui um gestor de vendas para a ABC nos últimos 5 anos. As minhas responsabilidades incluem a gestão de conta de clientes VIP e uma equipa de gestores de vendas junior e associados. Especializei-me na venda de veiculos de desportivos, camiões de entrega, autocaravanas e foi eleito vendedora do ano por três anos consecutivos. A minha equipa conseguiu 140% da nossa quota de vendas de 2020.

O meu vasto conhecimento em veículos grandes e a minha experiência em gestão de clientes permitiu-me tornar-me numa gestora de vendas top com impressionantes resultados com os clientes. As minhas competências também incluem liderança, resilução de problemas, preparação de orçamentos e gestão de projetos.

A minha admiração pela XYZ começou nos meus primeiros anos como associado de vendas. Sempre quis ter uma carreira com a sua empresa devido à vossa marca, valores e visão da empresa, que estão alinhados com as minhas crenças pessoais e objetivos de carreira.

Achei o meu currículo que inclui mais detalhes sobre o meu histórico profissional, educação, formação e conquistas.

Obrigada pelo tempo dispensado a ler a minha candidatura. Teria todo o prazer em reunir-me convosco para discutir os passos que já deixei nesta profissão.

Atentamente,
Celine Frank

3. Carta de apresentação para mudança de carreira


Maureen Banks
Especialista em Apoio ao Cliente
maureenbanks@outlook.com
+1-123-123-1234
LinkedIn: MaureenBanks

Para:
Tyler Martin
Gestor de Reclutamento
Central Technology Inc.
Phoenix, AZ

20 de Julho, 2021

Dear Tyler Martin:

Eu sou a Maureen Banks, uma especialista em apoio ao cliente na Zeus Tech Co. há 3 anos. Prestei de forma bem sucedida apoio ao cliente para a nossa empresa através do email, chat, telefone e presencial. Recebi muitos prémios e conquistas no nosso departamento incluindo o Especialista do Ano em Apoio ao Cliente no Ano de 2020.

A minha carreira profissional como especialista em apoio ao cliente foi um grande treino para me tornar meticulosa, atenta e altamente profissional em todas as situações. estas são apenas algumas das qualidades que me tornarão numa grande Assistente Executiva em Central Technology Inc.

Lidei com várias contas VIP ao longo dos anos e recebi scores de qualidade de 100% par. asatisfação do cliente. Também adquiri competências técnicas como a gestão de projetos como a gestão de projeto, apoio ao cliente, respostas de email e atendimento telefónico. gestão de redes sociais, e mais que pode ser útil para o cargo de assistente executiva.

Trabalhar com a Zeus Tech Co. sempre foi o meu objetivo de carreira. Admiro os valores da sua empresa e as suas visões, que são semelhantes aos meus. Seria uma honra prestar assistência aos executivos da vossa empresa.

Obrigada pelo tempo dispensado a ler a minha candidatura. Teria todo o prazer em reunir-me convosco para discutir os passos que já deixei nesta profissão.

Atentamente ,
Maureen Banks

4. Carta de apresentação para candidatura espontânea


Ben E. Queen
Especialista em Marketing Digital
benqueen@outlook.com
+1-123-123-1234
LinkedIn: Ben E. Queen

Para:
Diana Browning
Head of Recruitment
Crystal Communications
Dallas, TX

20 de Julho, 2021

Diana Browning:

Eu sou o Ben E. Queen, um especialista em marketing digital com 6 anos de experiência em SEO, optimização em WordPress, lead generation, marketing de email, anúncios pagos e link building. Tenho trabalhado há mais de 3 anos com a Clear Communications como o líder da equipa de marketing.

Compreendo que, neste momento, não haja vaga no vosso departamento de marketing na Crystal Communications, mas gostaria de apresentar a minha candidatura caso algum cargo venha a estar disponível. Partilho convosco o meu currículo para que possam ter em conta na vossa futura selecção.

Tendo começado como um associado de marketing e tendo sido promovido a líder da equipa de marketing digital permitiu-me ganhar competências e pontos fortes ao longo dos anos. Trabalhei com a minha equipa para aumentar as vendas da Clear Communications em 110% e as avaliações dos clientes em 120%.

Sou certificado em Google Ads, SEMrush, Certificado em SEO. e também obtive certificados de formação da Yoast, Ahrefs, Hubspot e Hootsuite. Adicionalmente, as minhas competências permitiram-me tornar-me um escritor publicado em várias plataformas, incluindo a Medium e HubPages.

Seria uma honra tornar-me um candidato a uma vaga no departamento de marketing digital na Crystal Communications, O meu currículo está em anexo e eu ficaria feliz em discutir o meu perfil profissional em detalhe, numa entrevista na altura que lhe for mais conveniente. Obrigado por tirar tempo para ler a minha candidatura.

Cordialmente,
Ben E. Queen

O que é uma carta de apresentação (E por que é tão importante?)

Uma carta de apresentação é tipicamente um documento de uma página anexada ao currículo, quando se submete uma candidatura de emprego. Muitos candidatos acreditam erradamente que uma carta de apresentação não é necessária, contudo, é crucial apresentá-la ao recrutador.

Enquanto a maioria dos candidatos acredita que o currículo é o único documento importante de uma candidatura, na verdade uma carta de apresentação é igualmente importante. A carta de apresentação complementa o seu currículo e posiciona-o a um passo do seu emprego de sonho.

As suas qualificações e competências já estão escritas no seu currículo, mas a sua carta de apresentação é mais uma oportunidade para sobressair entre outros candidatos e impressionar os gestores de recursos humanos, antes da entrevista.

Explicado brevemente, a sua carta de apresentação proporciona ao contratador uma visão geral dos conteúdos do currículo. Ao mesmo tempo, pode ser uma oportunidade para se apresentar e para se vender. Esta carta deve ser suficientemente convincente para mostrar ao seu potencial empregador que vale a pena entrevistá-lo e, eventualmente, contratá-lo.

Dica: Sua carta de apresentação anda de mãos dadas com seu currículo. Ele não substitui o seu currículo. Ele o complementa.

Lauren Nelson, um especialista em comunicações e Aesthetics Cogency VP escreve que um currículo detalhe e bem escrito por si só não prova que um candidato é suficientemente bom para passar à entrevista. Ela acredita que uma carta de apresentação bem escrita tem um papel mais importante numa candidatura porque pode mostrar a atenção ao detalhe do candidato e ética de trabalho. “Dá-nos uma ideia sobre a sua personalidade, mais do que uma lista de proezas,” refere Nelson.

Dica de bônus: A maioria dos recrutadores lê a carta de apresentação, mesmo antes de ver o seu currículo. Se a carta de apresentação é suficientemente convincente ou impressionante, vão verificar o seu currículo para ver se vale a pena entrevistá-lo.

Como escrever a carta de apresentação perfeita em 5 passos.

Especialmente para candidatos que não consideram que têm boa capacidade de escrita, preparar uma carta de apresentação pode ser uma tarefa muito desafiante. Alguns candidatos nem escrevem carta de apresentação porque acham inconveniente ou muito difícil.

Contudo, preparar uma carta de apresentação não é tão difícil como parece, Permita-nos partilhar consigo um procedimento passo-a-passo que pode servir como orientador. Sem se aperceber, vai estar a escrever uma carta de apresentação fantástica.

Passo 1 – Escolher o Modelo certo para a sua carta de apresentação

A maioria dos candidatos têm a impressão que terão de escrever a sua carta de apresentação a partir do zero, especialmente quando sentem que não têm o dom da escrita.

Felizmente, agora existem Modelos de cartas de apresentação que pode usar para acelerar e tornar o processo muito mais fácil. Terá, contudo, de se certificar que está a escolher a carta de apresentação certa para complementar o seu currículo e o cargo ao qual se está a candidatar. Selecione um que seja, ao mesmo tempo, profissional e atrativo.

Escolha o modelo de carta de apresentação que complemente o seu currículo. Deve ser compatível com o seu currículo e passar a mensagem que quer que os gestores de recursos humanos e recrutadores. Sendo que a carta de apresentação e o currículo seguem juntos, idealmente, o visual da sua carta de apresentação seja compatível com o do seu currículo.

Dica: Compreensivelmente, quer chamar a atenção dos seus recrutadores e quer que a sua candidatura sobressaia. Contudo, tem de se lembrar que o conteúdo da sua carta de apresentação é mais importante que uma aparência extravagante. Escolha o Modelo da carta de apresentação adequadamente.É seguro assumir que optar por um Modelo com um aspeto profissional é a forma certa.

Passo 2 – Comece a sua carta de apresentação com o seu título

Tal como no seu currículo, precisa de começar a sua carta de apresentação com um título no cabeçalho. A secção do título inclui o seu nome, título e informação de contacto. Certifique-se que são claros, fáceis de ler e precisas. Quer que o gestor de recursos humanos saiba como contactá-lo sem ter de ver os detalhes no seu currículo.

O título da secção do seu currículo deve incluir a seguinte informação

  • O seu primeiro e último nome
  • Profissão, ocupação ou cargo
  • Detalhes de contacto: inclui o seu endereço de email, número de contacto, portfólio ou website, e perfil de Linkedin, se disponível.
  • O nome do gestor de recursos humanos e o seu cargo profissional
  • O nome da empresa
  • A data em que enviou a carta de apresentação

Use este Modelo de carta de apresentação quando escrever o cabeçalho da carta de apresentação.

Dica: Certifique-se que escreve o nome da empresa à qual se está a candidatar na sua carta de apresentação. Também, e se ainda não tem essa informação, descubra o nome do gestor de recursos humanos assim como o nome do cargo. Esta é uma excelente forma de personalizar a sua carta. Mostra o seu interesse genuino, não apenas no emprego, mas também na instituição ou empresa em que quer trabalhar..

Passo 3 – Personalizar as saudações

Cartas de apresentação genéricas podem parecer formais e profissionais, mas submeter uma pode imediatamente retirar-lhe todas as chances de ser entrevistado para o emprego.

Estes gestores de recursos humanos recebem muitas candidaturas diariamente. Uma carta de apresentação genérica será como qualquer outra carta de apresentação que recebem diariamente.

Esta é a sua oportunidade de se destacar. Certifique-se que está a personalizar a sua carta de apresentação a sua carta de apresentação de todas as formas possíveis.

Nota: Tem de dar o seu melhor para descobrir e incluir o nome do recrutador ou gestor de recursos humanos na sua carta de apresentação. O pessoal dos recursos humanos irá apreciar o fato de ter incluído o seu nome, pois é um sinal de respeito. Pode parecer um pequeno detalhe, mas irá definitivamente dar-lhe alguns pontos de vantagem.

Lembre-se de três coisas ao escrever a saudação ou saudação perfeita no seu currículo – formal, respeitosa, e simples. Não tem de ser antiquado ou fora de moda por ser demasiado profissional ou formal, mas mesmo assim quer mostrar o quão respeitoso é.

Os recrutadores e gestores de recrutamento sentem uma sensação de importância quando se inclui o seu nome e cargo. Mesmo antes de ser entrevistado, haverá alguma forma de ligação entre si e o gerente de contratação, uma vez que já se dirigiu a eles pelo nome.

Aqui está um bom exemplo de uma saudação formal:

Cara Danielle Smith, Gestora de Recursos Humanos

Esta saudação é formal e profissional. É respeitosa mas calorosa, sem ter de parecer antiquada. Também inclui o nome e o título do cargo do gerente de contratação, o que mostra que levou o seu tempo a personalizar a sua carta de apresentação.

Pode ter o efeito oposto se usar uma saudação deste tipo:

Distinto, honrável e Caro Senhor/Senhora:

Parece muito exagerado, certo? Parece impessoal e pouco sincero. Não é algo que normalmente se diga em voz alta, especialmente durante entrevistas ou uma simples conversa. A falta de personalização mostra ainda mais que se pode conhecer algumas palavras simpáticas, mas não se levou realmente tempo a pesquisar e a descobrir pelo menos o nome do gerente de contratação.

Embora possa não ter qualquer efeito negativo na sua candidatura, este tipo de saudação provavelmente também não terá qualquer efeito positivo durante o processo de selecção da candidatura do gestor de contratação.

Frases recomendadas para a saudação

  • Cara Danielle Smith, Gestora de Recursos Humanos
  • Danielle Smith, Gestora de Recursos Humanos
  • Cara Danielle Smith, Chefe de Recrutamento
  • Danielle Smith, Chefe do Pessoal de Recrutamento

Frases de saudação não-recomendadas

  • Caro Senhor
  • Cara Senhora
  • Distinto cavalheiro
  • Honrável Madame
  • Quem lê
  • A quem diz respeito

Dica: Pode haver casos em que, mesmo que tente, não conseguirá obter o nome do gerente de contratação. Algumas empresas instruíram especificamente para não endereçar a carta de apresentação a uma pessoa específica. Se for este o caso, então poderá utilizar: Atenção: Gerente de Contratação ou Para o Departamento de Recursos Humanos ou ainda melhor: Gestor de Contratação para o cargo de Gestor do Serviço de Apoio ao Cliente.

Como encontrar a pessoa e o nome correto?

Mencionamos várias vezes que é importante incluir o nome e o cargo do gerente de contratação ou do recrutador em sua carta de apresentação. Então, como exatamente você faz isso?

Muitas vezes, um posto de trabalho ou anúncio não inclui o nome do gerente de contratação ou do chefe de recrutamento na descrição. Isto é, contudo, algo que se pode descobrir por si próprio.

Aqui estão algumas formas de encontrar o nome correto da pessoa a quem dirigir a sua carta de apresentação.

  • Procurar pelo chefe de recrutamento no LinkedIn.
  • Utilize o Google o mais que puder. Na maior parte das vezes, o nome do chefe de recrutamento da empresa aparecerá algures no Google.
  • Pode também preencher o formulário de contacto do website da empresa para obter a informação de que necessita. Pode também consultar as contas dos meios de comunicação social da empresa.
  • Telefone à empresa e pergunte quem é o chefe de recrutamento.
  • Se tem um amigo ou conhecido na mesma empresa, pergunte-lhe essa informação.

Se estas estratégias falharem, pode usar as seguintes opções de recrutamento:

  • Para o Departamento de Recursos Humanos
  • Para o Gestor de Contratação para o cargo de Gestor de Vendas Regionais
  • Caro Gestor de Recrutamento

Passo 4 – Escreva uma introdução que chame a atenção à primeira vista

A sua carta de apresentação é a primeira oportunidade que tem de se apresentar ao seu potencial futuro empregador, por isso certifique-se de que a faz contar. No entanto, como mencionámos anteriormente, os recrutadores e gestores de contratação recebem muitas candidaturas. Muitos deles provavelmente nem sequer lêem cartas de apresentação inteiras, especialmente as que parecem completamente genéricas.

Pense nisso como tendo alguns segundos para captar a atenção do gerente de contratação. As primeiras linhas da sua carta de apresentação já devem despertar interesse e devem ter um impacto positivo nos recrutadores. Faça-os querer ler o resto da sua carta de apresentação e folheie o seu currículo, também.

Aqui estão algumas dicas que o vão ajudar a escrever a introdução perfeita para a sua carta de apresentação.

  • Escreva uma introdução breve sobre si. Deixe que o recrutador saiba quem é e o que faz.
  • Especifique o cargo a que está a concorrer e torne isso claro desde o início.
  • Sumarize as suas qualificações nos seus pontos fortes. Deixe-os saber que é a pessoa certa para o emprego.
  • Inclua algumas das mais importantes conquistas e as melhores capacidades que são relevantes para o seu cargo.

Dica: A introdução deve incluir detalhes sobre você e o objetivo da carta. É melhor ir direto ao ponto sem deixar de fora nenhum dos detalhes importantes que mencionamos acima. Escreva apenas informações relevantes para a vaga de emprego.

Exemplo correto

Não precisa de escrever algo extraordinário na sua introdução para captar a atenção do recrutador. Seria melhor incluir informação que seja relevante para a descrição do trabalho. Mostrar que é qualificado e que prestou atenção aos detalhes da descrição da sua função já pode ajudar a despertar o interesse. Recebe a atenção deles quando, logo na própria introdução, já está a dar-lhes a conhecer que é a pessoa certa para entrevistar.

Aqui está um bom exemplo da introdução de uma carta de apresentação:

CORRETO

Eu sou Vanessa Curry, uma especialista em marketing digital centrada nas redes sociais e na gestão de publicidade paga. Tenho mais de 7 anos de experiência profissional e gostaria de continuar a cultivar a minha carreira na ABC Digital Marketing Co. como especialista sénior de marketing digital.

Tenho trabalhado como especialista sénior de marketing digital da XYZ Productions durante os últimos 5 anos. Geri as contas de meios de comunicação social da empresa, os anúncios Google e as plataformas PPC. O engagement da página da empresa no Facebook aumentou em 250% no primeiro mês e tem aumentado de forma consistente desde então. Os anúncios pagos que consegui resultaram num aumento de 150% de chumbo e 90% de aumento de vendas. Quero ajudar a impulsionar a presença da ABC Digital Marketing Co. nos meios de comunicação social e reforçar os esforços de geração de leads com uma gestão eficaz dos anúncios pagos.

Esta introdução funciona muito bem para cartas de apresentação pois inclui todos os detalhes importantes:

  • Uma breve introdução profissional incluindo um background profissional
  • O nome da empresa e o cargo a que se candidata
  • Experiência, competências e conquistas do candidato

Exemplo incorreto

Abaixo está um exemplo de uma introdução de carta de apresentação que provavelmente não lhe dará o mesmo tipo de reação que teria em comparação com o exemplo correcto acima.

INCORRETO

Olá, eu sou Vanessa Curry. Sou uma especialista em marketing digital. Trabalho com produções XYZ há 5 anos e sou ideal para a vaga de emprego na ABC Digital Marketing Co. Sempre tive grandes resultados e prometo fazer ainda melhor quando me contratarem na vossa empresa.

Para além do facto de o exemplo acima não estar exactamente bem escrito, também não inclui vários detalhes que muitos recrutadores prefeririam ver numa carta de apresentação como, por exemplo:

  • O cargo a que se candidata
  • Competências relevantes, qualificações e conquistas
  • Personalização – o exemplo acima parece muito genérico

Passo 5 - Explique por que é a pessoa indicada para o cargo

Se seguiu as dicas acima referidas ao escrever a sua introdução, então tem agora a atenção do gerente de contratação. Certifique-se de que continua a captar a sua atenção nesta altura, enquanto explica em detalhe porque é a pessoa certa para o cargo.

Embora já tenha resumido as suas qualificações na introdução, é agora o momento de impressionar ainda mais o seu potencial empregador, incluindo especificações. É aqui que deve escrever sobre as suas competências e características profissionais que o tornam a pessoa perfeita para obter o cargo.

Pode ter tantas competências e realizações, mas tem de se concentrar na descrição do trabalho ao escrever a sua carta de apresentação. O seu currículo inclui mais detalhes de qualquer forma. Explique então as competências de topo que possui e que o tornam mais qualificado para o trabalho.

Lembre-se de focar nos requisitos do emprego enquanto escreve esta secção, ao mesmo que é o mais verdadeiro possível.

Aqui estão algumas dicas sobre o que ter em conta quando escrever esta secção na sua carta de apresentação:

  • Leia a descrição do cargo com atenção para que saiba que competências, características e qualificações incluir.
  • Ligue as suas capacidades e habilidades aos requisitos do cargo.
  • Demonstre interesse em ajudar nos objetivos da empresa.
  • Comece com uma frase ou mensagem forte.

Lembre-se: Embora a introdução ofereça a sua formação profissional, esta seção permitirá ao recrutador aprofundar o seu conhecimento sobre si e as suas capacidades. Deixe o seu profissionalismo e grande personalidade brilhar nesta secção.

Exemplo correto

Mais uma vez, verificar a descrição do trabalho ao escrever esta secção. Especialmente se tiver muitas competências e experiência de trabalho, pode ser tentador escrevê-las todas, para que possa impressionar o seu potencial empregador. Tem o seu currículo para toda essa informação. Nesta secção, certifique-se de que inclui apenas as suas capacidades e as experiências que são relevantes para a descrição do posto de trabalho.

CORRETO

A minha compreensão do marketing digital permite-me ajustar às constantes mudanças nos algoritmos do Google e de todas as principais plataformas de redes sociais. Desenvolvi processos e estratégias criativas que me permitem obter os resultados de que a empresa necessita. Entre as ferramentas que utilizo estão SEMrush, Ad Badger, Bing Ads Editor, Google Ads Editor, Google Keyboard Planner, Google Trends, AdEspresso, e muito mais.

Com cada criação e optimização de anúncios, tenho em mente a imagem, os valores e a marca da empresa. Também me esforço por ser inovador ao utilizar ferramentas e recursos para ajudar a maximizar o orçamento de marketing online da empresa.

Aqui estão algumas razões para este exemplo funcionar:

  • Mostra domínio e conhecimento num nicho ou indústria específica-
  • Realça competências e experiência.
  • Uma vez que inclui ferramentas específicas e responsabilidades para o cargo, mostra interesse genuíno no emprego e na empresa.

Exemplo incorreto

Evite usar o exemplo abaixo pois falta-lhe sinceridade e um sentido de profissionalismo.

INCORRETO

Creio ser a pessoa certa para desempenhar esta função, pois tenho todas as competências e qualificações que mencionou no seu anúncio de emprego. Além disso, todas as experiências que tive nas empresas em que trabalhei são muito semelhantes às responsabilidades que este cargo que tem em aberto indica. Gosto da sua empresa e da sua marca e farei o meu melhor para cumprir todas as exigências do cargo.

Nada sobre o exemplo acima é específico. Na verdade, parece muito genérico e não personalizado. Parece ser uma carta de apresentação que pode ser impressa várias vezes e submetida a várias empresas. Também não inclui alguns detalhes vitais, tais como:

  • Conhecimento e pontos fortes
  • Ênfase no percurso da carreira
  • Estratégias, método de trabalho, ou conquistas

Dica: Não use palavras como “acreditar” ou “tentar” porque estas mostram a sua falta de confiança. Se acredita verdadeiramente que pode fazer algo pela empresa, basta dizer que o pode fazer com confiança./su_note]

Resumir numa chamada à acção

Este é o último parágrafo da sua carta de apresentação, por isso certifique-se de que a está a fechar de forma espetacular. Mantenha o interesse e a atenção do gerente de contratação e faça o seu currículo de encerramento suficientemente convincente para o obrigar a convocar para uma entrevista.

Antes de se despedir, certifique-se de que está a agradecer ao leitor por ter tomado o tempo necessário e de lhe dar a conhecer que apreciaria uma resposta – essa resposta seria uma marcação para uma entrevista, claro.

Exemplo Correto

Mantenha-se profissional, cortês, amigável, e o mais importante, respeitoso ao escrever a secção de encerramento. O apelo à acção significa que pretende instá-los a dar-lhe uma resposta positiva. Aqui está um exemplo.

CORRETO

Agradeço o vosso tempo a ler a minha candidatura. Ficaria encantado se me dessem a oportunidade de discutir como posso replicar em detalhe as minhas realizações e resultados para a vossa empresa. Estou disponível para uma entrevista na altura mais conveniente para si.

Dica: Não obrigue o gerente de contratação a marcar uma entrevista para si com base na sua disponibilidade. Deverá ser capaz de ajustar a sua agenda para eles. Mas certifique-se de que declara claramente a sua intenção de discutir a sua candidatura através de uma entrevista.

Despedir-se usando a formato correto

Feche formalmente a sua carta de apresentação com o formato correcto. Mantenha-a simples, directa e respeitosa. Embora haja muitas formas criativas de fechar uma carta, uma carta de apresentação é melhor profissional, por isso não a mantenha desorganizada.

Pode usar as seguintes frases para se despedir:

  • Atentamente,
  • Obrigado,
  • Cordialmente,,
  • Sinceramente,
  • Cumprimentos,

Seguido do seu primeiro e último nome

Lista de controle da sua carta de apresentação

Quer ter a certeza de que a sua carta de apresentação está escrita correctamente? É a primeira oportunidade que terá de convencer os gestores de contratação de que está qualificado para um cargo na sua empresa, por isso é importante que a sua carta de apresentação seja correctamente redigida.

Certifique-se que sua carta de apresentação é escrita de forma adequada e correta, passando por esta checklist:

O seu cabeçalho deve incluir informação essencial precisa, clara e atualizada:

  • Nome e apelido
  • Profissão, ocupação ou cargo
  • Email profissional
  • Número de contacto
  • Redes sociais ou websites relevantes (Opcional)
  • Nome e endereço do recipiente da carta
  • Data

Comece a sua carta de apresentação com uma saudação simples mas respeitosa, incluindo o nome e o título do recrutador ou do gerente de contratação. A sua introdução deve também destacar o seu perfil profissional.

  • Apresente-se brevemente e diga o que faz.
  • Mencione o seu background profissional ou experiência profissional.
  • Inclua as suas competências e conquistas que suportam a sua experiência profissional e adicione apenas aquelas que são relevantes para a descrição do cargo.

Manifeste o seu interesse genuíno na posição e na empresa. Use esta oportunidade para explicar porque é o candidato certo para a vaga de emprego.

  • Relacione os seus portes e competências com os objetivos da empresa e as responsabilidades do cargo a que se está a candidatar.
  • Enfatize a experiência pessoal relevante e as conquistas.
  • Certifique-se que menciona a sua experiência profissional e as conquistas.

Manter a atenção do leitor, terminando com uma declaração clara e forte de apelo à acção. Além disso, certifique-se de que a sua carta de apresentação é fechada utilizando o formato correcto.

Não importa o cargo ou posição a que se candidata, se é um cargo de nível básico ou se se está a candidatar para se tornar um executivo de topo de uma empresa, prepare sempre uma carta de apresentação. Pode consultar os nossos exemplos de currículo para que possa preparar um currículo impressionante para acompanhar a sua carta de apresentação. Para além de um currículo bem redigido, uma carta de apresentação faz sobressair a sua candidatura. Mostra o seu profissionalismo e o seu interesse genuíno na vaga de emprego. Personalize-a sempre de acordo com o cargo ou empresa para a qual a vai enviar. Agora é a melhor altura para começar a escrever a sua carta de apresentação. Esperemos que o guia acima possa ajudá-lo a começar.